quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dietas Cuidados Redobrados

Dietas: cuidados redobrados na hora de emagrecer
Cuidado com as dietas. Elas podem trazer sérias consequências
Dietas inadequadas podem gerar problemas sérios(Foto: Arquivo Portal Infonet)
A busca do corpo esteticamente perfeito é uma luta travada por diversas pessoas que, encontram nas dietas a solução para seus problemas. Porém, o erro de apostar em quaisquer alternativas para perder peso pode gerar graves consequências tanto para o corpo, quanto para a mente do indivíduo.
Para a endocrinologista Magna Roriz, o assunto deve ser levado a sério, pois os riscos de seguir dietas inadequadas podem gerar problemas como o aparecimento de carências nutricionais, que, por sua vez, podem resultar na perda de desempenho físico, na diminuição da imunidade e ainda no baixo aporte diário de vitaminas, sais minerais e proteínas.
Magna explica que cada paciente tem seu padrão de necessidade diária de nutrientes, e que, por isso, não é certo seguir qualquer dieta indicada na internet, em revistas e até por pessoas próximas. “Quem se sujeita a uma ingestão descontrolada de alimentos está fadado à perda de uma gama de nutrientes importantes para um bom funcionamento do organismo. Além disso, o indivíduo fica com aspecto envelhecido, tonos muscular abolido (flacidez), sem aptidão física e, apesar de perder peso, também perde a saúde”, destaca.
A procura por dietas mirabolantes, segundo a endocrinologista, é marcante em adolescentes e adultos jovens, e a causa, em geral, é a falta de informação. Ela conta também que no verão é mais comum a incidência de pessoas que procuram por essas alternativas de perda de peso. “É comum escutarmos os pacientes contando que pulam refeições para perder logo o peso que desejam”, comenta Magna, que ressalta: “a regra para essa perda é fracionar a dieta de três e três horas de acordo com um aporte calórico individualizado”.
Mas apenas essas dicas não são necessárias para quem deseja ficar de bem com a balança. A indicação é sempre buscar o auxílio de um médico especializado, que irá fornecer as instruções fundamentais para o fim desejado.
Medicamentos
O uso de medicamentos e produtos direcionados para a perda de peso sempre deve ser supervisionado por profissionais de saúde. De acordo com a endocrinologista, cada remédio tem seu campo de ação, suas indicações e contraindicações.
“O profissional de saúde deve analisar o padrão metabólico do seu paciente, e também pesquisar se o mesmo é portador de patologias que contra indicam o uso dessas drogas. O médico também deve estar em alerta com relação aos efeitos colaterais que todo medicamento possa apesentar, a exemplo da taquicardia, insônia, aumento de pressão arterial, desidratação, perda de peso em demasia, boca seca, e ainda incapacidade mental para elaborar atividades profissionais”, esclarece Magna.
O conselho da endocrinologista para quem quer perder peso de forma consciente é seguir as orientações de um profissional habilitado em diagnosticar o desequilíbrio, tanto orgânico, quanto nos gastos e ganhos do organismo. Pois, com este auxílio, o indivíduo pode alcançar metas alimentares e estimular atividades físicas. E se por acaso a pessoa não conseguir obter respostas satisfatórias, o médico pode inserir na conduta algum medicamento que reforce, sem danos, a sua saúde e o gasto energético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário